• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Metodologias para o ensino de ecologia numa escola de campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUIZ TABORDA PEREIRA.pdf (3.394Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Pereira, Luiz Taborda
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino de Ecologia no ensino médio é de grande relevância para percepção da complexidade dos fenômenos biológicos que envolvem o meio ambiente, além de fazer parte da formação de cidadãos conscientes, com pensamento crítico e capacidade de interação. Existem diversas metodologias para o ensino de ecologia, aquelas com enfoque mais teórico, através de aulas expositivas, com destaque para a memorização de conceitos, outras com enfoque mais ambientalista, através de aulas de campo. As aulas de campo permitem que os estudantes participem mais ativamente, demonstrando resultados mais satisfatórios na aquisição de conhecimento em relação ao ambiente em que está inserido. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a análise quali e quantitativa da contribuição de metodologias de ensino-aprendizagem, que integram aulas de campo, em ecologia, para a percepção ambiental de estudantes de escola do campo. As metodologias de ensino aplicadas nesta pesquisa foram: aulas expositivas dialogadas, aulas de campo, produção de mapas conceituais e pesquisa de contextualização histórica. Como resultado destaca-se que a maioria dos estudantes afirmaram uma ressignificação na percepção ambiental após a participação na pesquisa. Os resultados evidenciaram ainda que, as aulas de campo quando norteadas por um plano de ensino, que integre diferentes metodologias, são capazes de promover a aprendizagem significativa em ecologia, pois formam um espaço de diálogo, onde o professor torna-se um facilitador da aprendizagem, permitindo ainda a conexão entre os conteúdos estudados e vivência dos mesmos; facilitando a tomada de consciência do ambiente em que os estudantes estão inseridos e auxiliando assim na formação de consciência crítica em relação ao meio ambiente. Palavras-Chave: Ensino Médio. Aulas de Campo. Percepção Ambiental. Mapas Conceituais. Adolescentes. Bloco Teórico. Bloco Prático.
     
    Abstract: The teaching of Ecology in high school is of great relevance to the perception of the complexity of biological phenomena that involve the environment, as well as being part of the formation of conscious citizens, with critical thinking and ability to interact. There are several methodologies for teaching ecology, those with a more theoretical focus, through lectures, with emphasis on the memorization of concepts, others with a more environmental focus, through field classes. Field classes allow students to participate more actively, demonstrating more satisfactory results in the acquisition of knowledge in relation to the environment in which it operates. Thus, the present work had as its main objective the quali and quantitative analysis of the contribution of teaching-learning methodologies, which integrate field classes in ecology, to the environmental perception of country school students. The teaching methodologies applied in this research were: dialogued lectures, field classes, production of concept maps and historical contextualization research. As a result it is noteworthy that most of the students affirmed a resignification in the environmental perception after participating in the research. The results also showed that the field classes, when guided by a teaching plan that integrates different methodologies, are able to promote meaningful learning in ecology, as they form a space for dialogue, where the teacher becomes a facilitator of learning, also allowing the connection between the studied contents and their experience; facilitating the awareness of the environment in which students are inserted and thus helping in the formation of critical awareness regarding the environment. Keywords: High School. Field Lessons. Environmental Perception. Concept maps. Teens Theoretical block. Practical block.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64541
    Collections
    • Dissertações [95]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV